quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Você sabe por que garotas e mulheres têm obsessão com perfeição?

Seu corpo é um campo de batalha
Impedida de escrever por quase 3 semanas acabei lendo muito. E uma mudança vem acontecendo nos últimos meses. É que inesperadamente eu retirei a poeira e descobri uma caixinha dentro de mim. A caixa sempre esteve ali, portanto, não foi difícil reconhece-la à primeira vista. O que aconteceu quando  abri a tampa foi maravilhoso. E revelador também. Lá havia uma palavrinha, que agora ando explorando a torto e a direito. Ando estudando com afinco seu conteúdo, que virou um pressuposto de mim. E nesse momento eu poderia  agradecer à uma série de pessoas por detrás de blogs maravilhosos que me revelaram o tema. E já prestei agradecimentos à pessoa próxima a mim que me ajudou a levantar a pesada tampa da minha caixinha. Portanto, no final desse post, deixarei a lista de todos os blogs que ando lendo esses meses, como única forma de agradecimento que posso oferecer, pois eu sei que tudo o que elas mais desejam (assim como agora, eu também desejo) é que mais pessoas tomem conhecimento sobre o assunto e venham para o nosso lado.

Pois, bem o conteúdo dessa caixinha se chama feminismo. Essa é a palavra. Eu sei que você deve estar assustado, porque essa palavra espanta mesmo. Eu sei, faz parte do processo. É o sintoma da doença contagiosa chamada  machismo que afeta todos nós. E quando digo "nós" incluo homens e mulheres (de todas as raças, idades, opções sexuais, etc). Engana-se aquele que pensa que machismo é coisa somente de homem. Engana-se ainda mais, aqueles que pensam que o machismo só afeta as mulheres (embora, elas ainda sejam as mais gravemente prejudicadas por ele). O machismo é responsável por engessar ambos os gêneros - feminino e masculino - dizendo a cada um que função lhes cabe ou não na sociedade. É ele que diz que homem não chora, que homem deve sempre pagar a conta, que homem faz sexo e não amor, que homem é agressivo por natureza. É ele quem diz que mulher é sensível, que mulher deve ser sustentada, que mulher deve fazer somente amor e com poucos homens, que mulheres são delicadas por natureza. O machismo transforma portanto, homens e mulheres em extremos opostos, logo não é de se admirar que ambos nunca consigam se comunicar com clareza e que tantos relacionamentos (principalmente o casamento) dêem tão errado porque um não consegue entender o outro. Foi criado um abismo entre homens e mulheres, que dificulta a comunicação, e conseqüentemente a harmonia entre os sexos. E pior do que isso, o machismo desumaniza, pois retira o direito do ser humano de se expressar como tal para além do seu gênero, é por isso que ótimos bailarinos não chegam à nascer, é por isso que fenomenais jogadoras de futebol não se desenvolvem, é por isso que gays ainda são agredidos nas ruas, é por ele também que milhares de mulheres morrem de hemorragia por causa de abortos clandestinos. Pode parecer um exagero, mas se você gastar apenas 01 dia lendo sobre o assunto nos blogs que listei abaixo, você encontrará a ligação.



A verdade é que muito daquilo que a gente costuma aceitar como verdades "naturais" são apenas costumes e convenções sociais tão antigos que parecem inatos. Ou seja, é como se essas “verdades” tivessem nascido conosco, ao invés de terem sido construídas com o tempo através da interação social. O patriarcado e seu longo reinado de 5 mil anos, vem criando e fomentando conceitos, modelos e morais duplas que convencem homens e mulheres de verdades absolutas, se embasando em meias-verdades, achismos e pesquisas tendenciosas e excludentes.  Por exemplo, você sabia que "Longe de ser o sexo forte, os homens são mais frágeis, do ponto de vista físico, durante todo o ciclo vital: morrem três vezes mais que as mulheres por atos de violência ou acidentes, morrem mais devido as conseqüências do tabagismo e do alcoolismo e por problemas cardíacos."¹ Ou que "a testosterona, ainda que característica  do sexo masculino, não provoca, em absoluto, a agressividade, nem está estreitamente correlacionada com ela."² e ainda que o clítoris  é o único órgão dedicado exclusivamente ao prazer sexual, e que ele possui 8 mil fibras nervosas, o dobro que o pênis (o que elimina a máxima de que homens biologicamente gostam mais de sexo do que as mulheres); que quando uma mulher engravida, ela tem 30% de probabilidade de abortar espontaneamente; que "Nas sociedades de caça e coleta analisadas na era moderna, 70% das calorias consumidas pela comunidade provêm não de animais caçados por homens, mas de plantas colhidas por mulheres.

São por essas e outras que necessitamos aprender a questionar conceitos estabelecidos. Não apenas aqueles ligados à questão de gênero, mas todos os outros. A humanidade ainda comete tantos absurdos, mas dificilmente questionamos a origem dos fatos. Pense bem, a fome, a violência, o preconceito, o individualismo... todas essas doenças sociais não surgiram do nada. Elas são provocadas por alguém ou por algo, elas são o reflexo de construções sociais, que geram favorecidos e desfavorecidos. Você não quer saber porquê e quem favorece esses esquemas? Eu quero! Porque sei, que só o saber pode me ajudar na mudança que eu quero ver e ser.



Mamãe, quando eu crescer eu quero ajudar a esmagar o estúpido paradigma racista, homofóbico, patriarcal  também! 
O mais legal é que o feminismo costuma englobar muitas outras discussões. Por ser um movimento plural (e com isso eu quero dizer que existem diversas vertentes de feministas e feminismos) é comum encontrar análises feministas relacionadas à política, medicina, comunicação, biologia, advocacia, psicologia, pedagogia, ciências e essas áreas de conhecimento vão se ramificando em muitos outros diálogos tratando a relação do feminismo com a mídia, o consumo, o humor, a maternidade, a legislação, a saúde, a liberação sexual, etc...etc...infindáveis.

É isso que eu mais gosto em ser feminista. Feminismo é um discurso plural, que engloba questões que influenciam à todos os seres humanos: homens, mulheres, gays, transexuais, mães, pais, filhos, idosos, negros, brancos,  professores, advogados, eu e você. Quando uma feminista luta, por exemplo, pela licença-paternidade, ela luta pela mãe (que terá mais apoio na criação do filho) ela luta pelo pai (que terá o mesmo direito que à mãe de estar mais próximo ao seu filho após o nascimento) e ela luta pela criança (que receberá a atenção e os cuidados de ambos os pais).

Portanto, vou aos poucos perdendo o medo de proferir a palavra feminismo. Não preciso me sentir receosa porque isso assusta os outros. Porque a alteridade é fundamental para a descoberta de outro mundo. E às vezes ela se dá justamente pelo conflito, pelo desconforto. Aprendi que vou precisar de muita paciência para explicar mil vezes, para pessoas diferentes o que realmente significa essa palavra.

A Letícia do blog Cem Homens , me inspirou a escrever esse post por causa da sua pergunta:

 "Você sabe por que garotas e mulheres nesses países têm a obsessão com perfeição?" Mas principalmente pela resposta que ela deu: 

 "Não é por causa das modelos magras ou predisposição à ansiedade. É porque qualquer erro que garotas ou mulheres tenham, qualquer falha humana, um passo errado, é a validação da mensagem cultural de que elas são intrinsecamente inferiores." 


Segundo o censo do IBGE de 2010 as mulheres brasileiras constituem 52% da população.  É por isso que escrevi esse post, porque estou cansada de ver mulheres se anulando, se desprezando, se corrompendo, enfim se inferiorizando. Eu quero ver esse percentual de mulheres se amar pelo que elas são, eu quero que elas atinjam um direito básico que lhes está sendo negado a 5 mil anos: o direito a igualdade. Ou seja, o direito à se sentir igual (nem inferior e nem superior). E admito que seria bom, se os homens passassem a reconhecer a nossa legitimidade para tal. Feminismo é isso, e não uma palavra (feia).


Meu muito obrigada à:

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/
http://blogueirasfeministas.com/
http://cemhomens.com/
http://comoumafeministasesentequando.tumblr.com/
http://feministacansada.tumblr.com/
Marina Castañeda e seu livro: O Machismo Invisível
Regina Navarro Lins e seu livro: Na cabeceira da cama
Colette Dowling e seu livro: O mito da fragilidade

Eu preciso do feminismo porque o FATO de mulheres serem iguais ainda é chamado de "ideologia".


¹ CASTAÑEDA, Marina (2006). O machismo invisível. São Paulo: A Girafa Editora.p.37
² apud. p.40
³ apud46

2 comentários:

  1. Ficou lindo texto Ariana. Muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! E obrigada por ter me ajudado a levar a tampa cara!

      Excluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...