sábado, 23 de novembro de 2013

The Runaways: porque Elas também gostam de sexo, drogas & Rock N' Roll

Filme The Runaways: porque elas também gostam de sexo, drogas & rock n' roll.

É duro admitir, mas as vezes precisamos de Hollywood e seus filmes clichês para tomar conhecimento de coisas interessantes. Um exemplo disso é o filme The Runaways que conta a história de uma banda de rock formada por cinco mulheres que surgiu na Califórnia no final dos anos 70. 

Kristen como Joan Jett
Dakota como Cherie Currie
Apesar de trazer Kristen Stewart e Dakota Fanning em atuações interessantes, não posso afirmar que este seja um primor cinematográfico.
Afinal, as produções hollywoodianas são quase sempre previsíveis e feitas para vender. Mas o filme até que diverte: a Kristen está identica à guitarrista Joan Jett e Dakota Fenning interpretando a vocal Cherie Currie está arrasando, (como sempre). As cenas entre as duas oscila deliciosamente entre amor e ódio, envoltas em bastante erotismo com uma pegada rock. 

Sim, elas se pegam no filme :O
Mas, se o filme tem UM mérito verdadeiro, eu diria que foi o de apresentar para a geração mais nova uma banda de rock composta por mulheres que fizeram sucesso de verdade, com uma música de qualidade e sem precisar posar de boas-moças. Tudo bem que rolou um marketing pesado e a época era favorável, mas enfim, não é todo dia que isso acontece.


Ainda que atualmente estejamos vivendo uma época mais plural, onde temos desde Taylor Swift pagando de virgenzinha até Miley Cirus pirando o cabeçote, ainda faltam exemplos na mídia de mulheres que consigam formar a tríplice sucesso-diferencial-talento. É mais normal encontrar artistas que tem sucesso e diferencial, mas nenhum talento ou que tem talento e diferencial, mas não fazem nenhum sucesso.

E com sucesso eu quero dizer atingir o maior número de pessoas possíveis. Porque, boa ou má, a alta exposição de qualquer coisa gera influência e mexe com a cabeça das pessoas. E eu acho que seria bom para as meninas perceberem que podem se inserir no meio rock n'roll. E ainda que tenhamos várias mulheres produzindo boa música em todos os estilos musicais, a questão é que elas nunca atingem grande notoriedade (pelo menos não na medida do seu talento). Principalmente no rock, nunca foi concedido a elas tanto espaço e visibilidade quanto é concedido aos homens. E é fácil perceber isso, fazendo um teste simples:

Pense em 5 bandas de rock. E responda:
1) Quantas delas tem pelo menos uma integrante mulher?
2) Quantas delas tem todas as integrantes mulheres?

Se você respondeu "uma" ou "duas", eu estarei surpresa. Se é tão normal, pensar em uma banda de rock composta somente por homens, porque é tão estranho pensar no equivalente feminino? Uma banda só de mulheres parece uma excentricidade. Pois não deveria ser. Qualquer ser humano com talento deveria ter seu espaço ao Sol, independente do gênero.


Então beleza, voltando ao The Runaways, posso dizer que valeu a pena assistir o filme. Principalmente por ter tomado conhecimento da banda. Então baixe o filme, assista e tire suas próprias conclusões. Com certeza você vai voltar aqui para baixar os álbuns também (basta clicar nas imagens para ser direcionado ao 4shared). O link do filme segue na imagem abaixo.                                                                                                                                  
And
Álbum 1
 Live in Japan
Álbum 2
 Queens of Noise
Álbum 3
Álbum 4

Link do filme em Torrent



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...