domingo, 6 de janeiro de 2013

O Riso dos Outros - Pedro Arantes (Documentário)

As artes dialogam. A literatura e o cinema muitas vezes se fundem em um só. Por isso não consigo evitar de fazer posts falando da sétima arte.

Já havia ouvido falar muito bem desse documentário de Pedro Arantes chamado O Riso dos Outros. São apenas 50 minutos de duração, que de tão bons correm como se fossem 50 segundos. E o título do documentário não poderia ser mais acertado. Embora eu deva dizer que a grande parte do sucesso se deva ao trabalho perfeito de edição (me refiro ao encaixe não-técnico entre os tapes). Ao meu ver ela foi a grande responsável por dar as respostas exatas às perguntas que vão surgindo ao longo do vídeo:

- Qual o limite da piada? 
- O que é liberdade de expressão?
- É correto fazer piada com as minorias?
- De que lado o politicamente incorreto está?
- É possível falar o quiser e depois dizer que foi apenas uma piada?
- A comédia tem responsabilidade social e política?

Essas são algumas das perguntas feitas indiretamente ao longo do documentário, que vão sendo respondidas pelo próprio elenco de maneira muito clara e objetiva. A grande lição que fica, é que a comédia é um dos gêneros mais fáceis e também um dos mais difíceis de serem feitos. É fácil se você quiser fazer piadas batidas, preconceituosas e pouco inteligentes. E muito difícil se você quiser contestar um padrão, conscientizar e ser criativo. Contudo, como é citado no documentário, o principal é você definir primeiramente de que lado você está - independentemente do assunto que irá abordar. É possível trabalhar o negro, o deficiente, a mulher e o gay (alvos principais das piadas) de modo respeitoso, de maneira que repensemos os seus lugares na sociedade, ao contrário de reforçar os preconceitos estabelecidos sobre eles.

Para quem tem uma boa internet: You Tube 
Para  quem tem uma péssima internet (como a minha) - Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...